O Evento

Um festival multicultural que une passado e presente

Durante o fim de semana de 9 a 11 de Junho, os cariocas poderão mais uma vez experimentar o clima das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, para se divertirem e cruzarem a cultura entre os dois países irmãos com muita música, comidas e bebidas, além de arte popular, poesia, narrativas, humor, desfiles e performances.

O Sagres – o conhecido navio-escola da Marinha Portuguesa – ficará atracado em frente ao Armazém da Utopia, local de realização do evento, e estará aberto a visitas.

É uma FESTA PORTUGUESA, com certeza!

Música

A programação musical contará com artistas de Portugal e do Brasil, de origens e influências artísticas diversas, com um denominador comum – a sonoridade contemporânea da Língua Portuguesa. Nomes de destaque no panorama atual da música popular de lá e artistas daqui prometem três dias de festa e muita folia, com a mistura dos sons de instrumentos e ritmos tradicionais luso-brasileiros com a modernidade da música contemporânea dos dois países.

Artistas convidados

Gastronomia

A típica culinária portuguesa marcará presença no festival, com quiosques e bares que vão presentear os paladares cariocas, vendendo delícias como a sardinha assada, a bifana no pão, a francesinha do Porto, os pastéis de Belém, vinhos de todas as regiões e azeites.

A gastronomia de boteco, popular no Brasil, tem encontro marcado com as suas origens lusitanas e também estará presente.

Para quem gosta de cozinhar e aprender, haverá workshops de culinária – doces e salgados.

Música

Leituras, humor e performances

O ator português Ricardo Pereira fará a leitura de alguns textos de autores contemporâneos portugueses e brasileiros e jovens artistas do Rio trarão ao palco do evento performances irreverentes.

O humor vai estar presente com o debate entre Bruno Nogueira (Portugal) e Gregório Duvivier, em um encontro crítico e satírico, que provocará algumas gargalhadas.